Uma pessoa/ múltiplas carreiras


Alexandre e sua família da Amazônia


Alexandre Barreto é um profissional de múltiplas carreiras. É conhecido também como "Alê Barreto". Uma pessoa que aprende todos os dias que podemos fazer muito mais do que imaginamos ou do que dizem que é possível fazer. Administrador, professor, mestre em educação, produtor independente (atividade que deu uma pausa desde que o pequeno João Gabriel apareceu em sua vida em 2017), palestrante. Adora conversar com pessoas mais jovens e mais velhas, dos mais diversos estilos de vida. Adora ver filmes, séries, livros e música. Adora comida! Também gosta de uma cervejinha e um bom vinho!

Escreveu os livros "Aprenda a Organizar um Show", "Carreira Artística e Criativa" e "Chegou um aluno Surdo, e agora?".

Possui formação e vivência profissional diversificada e visão ampla sobre a dinâmica das organizações, adquirida  através da vivência em Indústria, Telecomunicações, Economia Criativa e Terceiro Setor, trabalhando como funcionário, terceirizado, empreendedor, voluntário e parceiro.

Trabalhou em projetos e programas apoiados por organizações como Petrobras, BNDES, Azaleia, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Consulado Geral da França, Rede Globo, Afroreggae, Observatório de Favelas, Central Única das Favelas (CUFA), Grupo Nós do Morro, Escola de Música da Rocinha, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Porto Alegre, Repsol Sinopec, SEBRAE, Centro Cultural Justiça Federal (RJ), SESC Rio, SP Escola de Teatro, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (GO), Itaú Cultural (SP), Rio Criativo (RJ) e instituições da Rede Acreana de Cultura.


Formação

Técnico em Mecânica formado pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), pós-graduado em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).

Possui também formação em Gestão Pública de Cultura (extensão) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), formação em Tutoria para Ensino à Distância (extensão) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).



Nas mídias






Alexandre Barreto junto com os colegas professores no planejamento 2020 dos cursos de gestão ( Administração e Contabilidade) da Uninorte!






Ministrando a oficina "Marketing de eventos: atraindo públicos e fortalecendo marcas" na I Semana Integrada de Administração e Ciências Contábeis da Uninorte em Rio Branco/AC, em 11/09/2019.






A convite de Eduardo Martins, editor da revista Marketing Cultural (RJ) e também do Portal dos Patrocinadores, Alexandre Barreto escreveu o artigo "Lei Rouanet no Acre: ninguém propõe nada ou ninguém tem interesse em patrocinar?"em 27/09/2018.







Divulgação da participação no "Demo Day" do programa de pré-aceleração de empresas inovadoras e startups do Acre, com o projeto "Musical Work" (ver as matérias veiculadas em Rio Branco, AC: "Ufac e Sebrae realizam projeto de pré-aceleração" no portal http://www.agazeta.net em 04/03/2018 e o vídeo Informativo Sebrae de 07/03/18 na página Sebrae no Acre no Facebook)







Participação na mesa "Experiências de Produção Independente" no seminário "Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade Latino Americana", no espaço cultural Vila das Artes em Fortaleza (CE), parte integrante da programação 
da segunda turma do Laboratório de Produção – Curso técnico em produção cultural.

O Curso técnico em Produção de eventos culturais oferece formação técnica gratuita, contribuindo para o formação de profissionais, apresentando-se como espaço de organização e qualificação para atender a demanda de desenvolvimento de projetos e programas culturais existente no estado do Ceará.







Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" na Casa das Artes Regina Simonis em Santa Cruz do Sul, RS, 09/07/2016






Participação na matéria "Produção cultural movimenta economia e cria oportunidades no mercado de trabalho" do Jornal Extra da Cidade do Rio de Janeiro (extra.globo.com), 19/05/2016









Entrevista concedida para a matéria "Curitiba: feita para grandes eventos?" no jornal Gazeta do Povo de Curitiba, PR, 02/02/2015








Matéria e entrevista "Shows em debate" no jornal O Imparcial de São Luís, MA, 24/05/2014, por ocasião da realização do curso "Aprenda a Organizar um Show", realização da Bureau Cultural dos produtores Valberlúcio Pereira e Alessandra Teixeira.







Entrevista para matéria "Explorando novos destinos por dentro das comunidades" do jornal O Fluminense, de Niterói, RJ, em 27/10/2013








Foto: Andressa Menezes



Entrevista “O setor de cultura precisa se organizar” concedida para o caderno de cultura do jornal “A Tarde” de Salvador, 01/10/2013







Entrevista para a matéria "A experiência de jovens músicos no mercado de bares, restaurantes e casas de show" publicada na Revista Nós n.5 do programa Rede Cultura Jovem do Espírito Santo, realizada por Adriano Zucolotto Martins, Eduardo Lucas da Silva, Gabriela Costa e Sâmya Leviori, em 2012









Matéria "É tudo novo sim, mas vá com calma" e entrevista para o programa Unisc Notícias que foi ao ar em 07/10/2011 na TV UNISC referente a participação na XVI Semana Acadêmica da Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, setembro 2011








Entrevista concedida para a reportagem "O que faz um show dar certo ou errado", realizada pelo jornalista Fausto Coimbra, para capa do Caderno Dois do Jornal "Tribuna de Minas", de Juiz de Fora, Minas Gerais, em junho de 2010.







O livro "Aprenda a Organizar um Show" contribuiu com a formação profissional em Luanda, Angola, no continente africano. O Jornal de Angola publicou em 14 de maio de 2010 matéria sobre um curso realizado pelo produtor Fausto Miguel.






Livro "Aprenda a Organizar um Show" foi recomendado no Jornal O Globo em 01/09/2009.







No filme "O Rosto no Espelho" de Renato Tapajós, Alexandre Barreto e vários artistas e produtores falam sobre os projetos sociais e culturais. Assista o documentário.








Coluna "Aldeia" do jornalista cultural Juarez Fonseca, falando sobre o lançamento do livro "Aprenda a Organizar um Show" no Jornal ABC, Novo Hamburgo, RS, 16/11/2008






Alexandre propôs a criação de uma Incubadora Cultural na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 26/09/2007


Acompanharam a
audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do SulPaula Porta, assessora especial do Ministro da Cultura e coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura, Ana Carla Fonseca Reis, consultora da ONU em economia criativa, Valéria Barros, coordenadora de Cultura e Entretenimento do Sebrae Nacional, Gilberto Herschdorfer, presidente do Conselho Estadual da Cultura, os deputados Nelson Härter (PMDB), presidente do grupo técnico, Ronaldo Zülke (PT), Raul Pont (PT), Elvino Bohn Gass (PT), Raul Carrion (PCdoB), Heitor Schuch (PSB), Miki Breier (PSB), José Sperotto (DEM), Mano Changes (PP). Também presentes os escritores Moacyr Scliar e Luiz Coronel, o diretor teatral Camilo de Lélis, os ex-secretários estaduais da Cultura, Victor Hugo, e do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Zeca Moraes, os representantes da Secretaria Estadual da Cultura, Fabio Rosenfeld, coordenador da LIC, e Luiz Armando Capra Filho, assessor de projetos especiais, o assessor de Operações da Caixa-RS, Fernando Gomes, entre outros representantes da comunidade artística.


Publicações citando o trabalho de Alexandre Barreto


Nos livros "Música Ltda." e "Música tocando negócios" Alexandre Barreto, Luis Cláudio Duarte e os profissionais do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC/RJ) são citados como profissionais que "ensinam as melhores práticas de organização e de produção de eventos musicais".
















Material didático para formação de gestores públicos e agentes culturais

O livro "Aprenda a Organizar um Show" de Alexandre Barreto é citado na bibliografia da apostila da aula "Elementos de gestão dos empreendimentos culturais" de Romulo Avelar, no curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais do Estado do Rio de Janeiro.


Baixe a apostila



Livro "A imagem artística sob o olhar das relações públicas"





Alexandre Barreto é um dos entrevistados do livro "A imagem artística sob o olhar das relações públicas" de Kátia Mendes, bacharel em Relações Públicas e técnica em Turismo. Atua na organização e produção de eventos corporativos, culturais, shows musicais e na assessoria de artistas, além de realizar consultoria com foco no planejamento da comunicação e imagem de empresas e pessoas públicas.



Textos de Alexandre em publicações





Artigo "Vamos educar pessoas para produção cultural?" no livro Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008/2009, publicação do Instituto Totem Cultural, de São Paulo.




Livros escritos por Alexandre Barreto





"Carreira artística e criativa", segundo livro de Alexandre Barreto, tem como origem suas experiências, sua intensa vivência com artistas, reflexões de seu artigo “Elementos para se pensar uma carreira profissional artística e criativa” publicado na revista acadêmica Cadernos do CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina) da Universidade Comunitária de Chapecó (SC) e uma pesquisa realizada no MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes (RJ), que contou com a orientação da professora e consultora Eliane Costa. Sua divulgação iniciou em junho de 2016. 







A realização do livro é uma parceria do Produtor Independente e Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), uma organização da sociedade civil sediada no Rio de Janeiro que em convênio com a Universidade Candido Mendes, através do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS/UCAM, oferece há 15 anos cursos de pós-graduação lato sensu pioneiros no país como o MBA em Gestão Cultural, MBA em Gestão em Museus e ainda, a pós em Produção Cultural.







Aprenda a Organizar um Show é o primeiro livro em língua portuguesa sobre produção de shows e eventos disponibilizado de forma livre na internet, sob licença Creative Commons.

O livro foi publicado inicialmente sem edição no blog Produtor Cultural Independente (atual Produtor Independente). Depois, foi publicado no portal colaborativo Overmundo.com.br, na forma de fascículos, assinado por Alexandre Barreto com o pseudônimo "Alê Barreto da Independência". A coleção do Overmundo contou com a edição de Rodrigo DMart e ilustrações de Yara Baungarten e teve mais de 380 mil downloads.

Atualmente está disponível em muitos sites na internet, entre eles a plataforma Academia.edu. Não estranhe se você ver o livro postado em muitos outros lugares e postado por diferentes pessoas, pois nas páginas do livro consta a licença que permite a postagem, desde que conste o crédito para o autor.

A versão impressa do livro Aprenda a Organizar um Show (esgotada) foi produzida em parceria com Rodrigo DMart, Yara Baungarten, Everson Nazari, Imagina Conteúdo Criativo e Leonardo Costa e lançada em 2008 no IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador.


Baixe o livro (gratuito)





Trabalhos em projetos sócio-culturais







Alexandre Barreto foi administrador e produtor cultural, produtor executivo, assessor de diretores fundadores, gerente de projetos e membro do Conselho Fiscal do Grupo Nós do Morro. Continua parceiro do grupo.









Outra grande experiência transformadora na vida de Alexandre Barreto foi ser responsável pela 
gestão cultural da Escola de Música da Rocinha e produtor executivo da Orquestra de Câmara da Rocinha. 





O trabalho desenvolvido na Escola de Música da Rocinha possibilitou a ampliação do olhar sobre o potencial transformador da música.








Após participar de projetos coletivos com o Grupo Cultural AfroReggae (Sistematização de Experiências de Prevenção à Violência contra Jovens de Espaços Populares e Rebelião Cultural), Alexandre Barreto foi convidado em 2014 para debater o tema "consumo" na sede do grupo.









O projeto "Cultura de Ponta" teve a mediação de Guti Fraga, idealizador do Grupo Nós do Morro e participação de Saul Eliahú Mizrabi, professor Doutor em Engenharia da Produção e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia.








Assista o vídeo do debate e baixe a publicação do projeto.







Alexandre Barreto fez parte da equipe do projeto Rebelião Cultural, coordenado pela CUFA (Central Única das Favelas). 






O projeto Rebelião Cultural foi um conjunto de oficinas culturais, esportivas e de qualificação profissional ministradas no presídio feminino Talavera Bruce e nas unidades prisionais de Bangu I, II, III e IV no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi humanizar o espaço das prisões. O projeto gerou um documentário e um livro e teve apoio do Governo Federal através da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro.








Alexandre Barreto atuou nos projetos Solos Culturais e Rio em Rede, desenvolvidos pelo Observatório de Favelas (RJ).




Jovens da Rocinha durante filmagens de exercício de produção audiovisual


Coordenando as ações educativas e práticas da formação em produção cultural e pesquisa social, Alexandre Barreto conviveu durante um ano com jovens da Rocinha. Foram realizadas também duas ações culturais: "Rocinha, eu surfo" e "Rocinha é vizinha". Assista a matéria sobre o projeto na TV Brasil.





Assista o vídeo institucional do Solos Culturais e também os vídeos produzidos pelos alunos da Rocinha: Sabido, Rede Social, Famílias e Pessoas.





Empreendedorismo e Economia Criativa





Alexandre Barreto faz parte do time de facilitadores da Escola Rio Criativo, que é integrante da Incubadora Rio Criativo, um centro de inovação e colaboração que fortalece redes de empreendedores da Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

Em 2015 realizou a oficina "Gestão de Carreiras Artísticas" com conteúdo baseado em seu livro "Carreira Artística e Criativa".



Cursos, aulas e palestras



Aprenda a Organizar um Show, acessado na internet por mais de 27 mil pessoas,deu origem a um novo ciclo de trabalho na carreira de Alexandre Barreto a partir de 2009. Foram ministrados cursos, aulas e palestras presenciais assistidas por mais de 800 pessoas, nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe, Maranhão e Minas Gerais. Uma pequena videoaula sobre eventos está disponível no YouTube e alguns trechos do curso "Aprenda a Organizar um Show".






Curso de extensão "Aprenda a Organizar um Show" ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS
A maior parte das atividades formativas foram ministradas através de parcerias com conceituadas instituições: Grupo Nós do Morro (RJ), Fórum Internacional do Software Livre (RS), graduação em Gestão Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), a Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (DF), Espaço Cultural Mapati (DF), Instituto Cervantes (MG), Espaço Cultural Letras e Ponto (MG), Galpão Cine Horto (MG), Santander Cultural (RS), Centro Cultural Justiça Federal (RJ), SESC Rio, SP Escola de Teatro (SP), Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (GO), Itaú Cultural (SP), Ministério da Cultura (DF), Aliança Francesa (BA), Rio Criativo (RJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro de Multimeios, Universidade Federal do Acre (Ufac), representação do Ministério da Cultura (MinC) em Rio Branco, Prefeitura de Fortaleza e Vila das Artes (CE), Seara, Instituto Raimundo Vieira Cunha, Governo do Estado do Ceará, Cinco Elementos Produções e CENTEC.





Apoio a campanhas de articulação e mobilização de recursos



Alexandre Barreto acredita no poder do trabalho colaborativo e nas iniciativas independentes. Apoia campanhas de articulação e mobilização de recursos em plataformas de crowdfunding para realização de projetos.



Reforma do GOMEIA GALPÃO CRIATIVO, coworking cultural 
da Baixada Fluminense: projeto apoiado


Alguns projetos apoiados: Teatro de Cama (espaço que oferece espetáculos de artes cênicas no Vidigal no Rio de Janeiro), Gomeia Galpão Criativa (primeiro coworking cultural da Baixada Fluminense), Reconstrução da sede do Afro-Sul Ọdọmode (espaço de preservação da cultura afro-brasileira em Porto Alegre), Feliz Ano Novo - O filme  (curta-metragem, adaptação autorizada do conto "Feliz Ano Novo" escrito pelo autor brasileiro Rubem Fonseca)Cartografia das Ondas (longa-metragem com influências que vão da literatura brasileira a mitologias universais, escrito por Denis Augusto e Heloisa Machado, que também assina a direção junto a Tarsilla Alves), Infinito Agora (terceiro álbum da banda Los Porongas), revistas Esquadrão Amazônia e Bipolar.







Filme FELIZ ANO NOVO: projeto apoiado





2020

Alexandre Barreto ingressa como professor substituto de Administração na Universidade Federal do Acre





2019


Alexandre Barreto ministra a oficina "Marketing de eventos: atraindo públicos e fortalecendo marcas" na I Semana Integrada de Administração e Ciências Contábeis da Uninorte





Inovar na educação é pensar o processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno. Essa foi a premissa que norteou os três dias da oficina, que deu oportunidade para que os participantes atuassem como organizadores de eventos, planejando projetos que priorizaram a articulação entre marcas, causas e experiências.



Alexandre Barreto começa a lecionar no curso de graduação em Administração do Centro Universitário Uninorte





No mês de agosto, Alexandre Barreto começou a lecionar no curso de graduação em Administração do Centro Universitário Uninorte as disciplinas Administração de Materiais, Administração da Produção e Logística Empresarial. 





2018



Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica






Alexandre iniciou em agosto de 2018 as aulas do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), na cidade de Rio Branco. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.




Aulas de empreendedorismo em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)





Alexandre Barreto atuou em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no mês de abril, ministrando a disciplina de Empreendedorismo no projeto Oportunidades no bairro Cidade Nova, em Rio Branco (AC).



Projeto Musical Work no programa d
e pré-aceleração de empresas inovadoras e startups do Acre oferecido pelo SEBRAE e UFAC






Alexandre Barreto recebendo mentoria sobre direito para startups com Sâmia Nadaf



Em Rio Branco (AC) Alexandre participou de novembro de 2017 a maio de 2018 do programa de pré-aceleração de empresas inovadoras e startups do Acre com o projeto Musical Work, uma academia online de cursos que oferecerá conhecimento de fácil compreensão sobre atividades de suporte à gestão de carreiras artísticas no setor da música.



Chegada do João Gabriel e início do trabalho de papai







Em 2018 o João Gabriel trouxe uma nova experiência para a carreira de Alexandre Barreto. Desde os primeiros minutos do ano, Alexandre passou a exercer as funções de "papai". É trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana! E tem gente que ainda considera que cuidar de filho não é trabalho...




2017


Apresentador do workshop "Como usar a nova tecnologia para aumentar suas vendas"






A convite do SEBRAE AC, Alexandre Barreto foi o apresentador do workshop "Como usar a nova tecnologia para aumentar suas vendas" dia 23/11/2017.

O evento teve a presença dos palestrantes Antônio Anerão, diretor de TI da Cooprotec (Cooperativa de Trabalho de Tecnologia do Estado do Acre) falando sobre E-Commerce, 
Pollyanna Olifer, publicitária, designer e consultora de marketing de varejo e visual marketing falando sobre design na gestão de marca, Paulo Mendonça, palestrante e consultor associado da Ponto de Referência Consultoria em Franchising, Varejo e Serviços, falando sobre inovação para resultados e Yuri Gitahy, investidor anjo, criador e acelerador de startups falando de inovação 4.0.





Mentoria no evento "Startup Sebrae Acre"






Alexandre Barreto fez parte do time de mentores que orientou o desenvolvimento de soluções inovadoras no Startup Sebrae Acre, no Hotel Nobile Suítes, em Rio Branco, AC.




"Papo na Casa" na Expoacre 2017







Alexandre Barreto mediou o "Papo na Casa", encontro promovido pela Casa Urbana Coworking e ConectBem durante a Expoacre 2017, maior feira de negócios do estado do Acre. O tema foi "negócios da música".




Personal de mamãe grávida






Durante 2017 Alexandre Barreto atuou como "personal de mamãe grávida", auxiliando sua companheira Andréia durante a gestação do João Gabriel.




Membro da Comissão de Seleção de Projetos Culturais de edital promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina





Durante uma semana Alexandre Barreto participou da Comissão de Seleção de Projetos Culturais que avaliou propostas recebidas através de chamamento público.





Promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e com execução da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o edital tem por objetivo selecionar propostas visando ao fomento, desenvolvimento e implementação de projetos de organizações da sociedade civil que desenvolvam ações de caráter cultural. Foram selecionados 50 projetos, no valor de R$ 25 mil cada. Os recursos são de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e o Ministério da Cultura.





Da esquerda para direita: Lula Dantas (um dos fundadores da Associação do Culto Afro-Itabunense na Bahia, que promove oficinas gratuitas de tradição oral, artesanato, capoeira, cultura digital, teatro e dança), Maria José da Costa Brandão (professora da UFSC), Alexandre Santini (Diretor-Geral do Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói/RJ), Mary Elizabeth Benedet (Coordenadora da Comissão de Organização e Acompanhamento da Fundação Catarinense de Cultura), Marcio Caires (Educador, pós graduado em antropologia, co-criador da Pedagogia Griô, coordenador dos projetos Grãos de Luz e Ação Griô Nacional), Alexandre Barreto, Fabrício e Enrique, produtores da Fundação Catarinense de Cultura.



2016


Participação em seminário do Laboratório de Produção (Fortaleza/CE)





Da esquerda para direita: Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande), 
Eduardo Felix (Grupo Pigmalião) e Alexandre Barreto (Produtor Independente)




Alexandre Barreto participou da mesa "Experiências de Produção Independente" no seminário "Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade Latino Americana", no espaço cultural Vila das Artes em Fortaleza (CE).


O seminário é uma formação complementar do "Laboratório de Produção - Curso técnico em produção de eventos culturais", iniciativa pioneira que oferece formação técnica gratuita em produção cultural, para fortalecer a cadeia produtiva da cultura no estado do Ceará.






"Outros Olhares: Produção Cultural e Sustentabilidade Latino Americana" fez reflexões em torno dos novos modos de pensar e efetivar a produção artístico-cultural, trazendo, ao longo de três dias, experiências e empreendimentos criativos realizados na Ibero-América. Através de abordagens da produção independente, dos espaços coletivos e negócios criativos, o seminário buscou contribuir para uma reflexão mais ampla em torno da sustentabilidade da cultura, colocando em pauta os mecanismos de financiamento vigentes, os debates e críticas das leis de incentivo, a efetividade das políticas e programas culturais, as relações entre as esferas pública e privada e a constituição de redes e coletivos.







Participação no curso "Produção audiovisual em EAD" na Universidade Federal do Acre (UFAC)





Alexandre Barreto concedendo depoimento para UFAC


Buscando aprimorar as ideias estudadas no livro "Presença Digital" de Tércio Struzel, em especial as relacionadas a vídeos no capítulo 12 "Mãos à obra", e dar prosseguimento ao brainstorm realizado junto com o consultor Alex Lima no SebraeLab do SEBRAE AC, que apontou a possibilidade de levar serviços da marca Produtor Independente para o mundo digital, Alexandre Barreto participou de uma capacitação para produção de vídeo na Universidade Federal do Acre (UFAC).







Professor Gilberto Ávila ministrando curso sobre audiovisual




O minicurso "Produção audiovisual para EAD", ministrado pelo professor Gilberto Ávila, abordou todas as etapas de produção de um vídeo: a necessidade de um bom roteiro, utilização de transmídia storytelling e a utilização de ferramentas livres para criação, publicação e transmissão.



O curso fez parte da programação do "VI Seminário de Educação à Distância" promovido pelo Núcleo de Interiorização e Educação à Distância da Universidade Federal do Acre (UFAC).










Entrevista no programa FONOGRÁFICOS da rádio UNISINOS FM falando sobre o tema "Carreira Artística e Criativa". Programa foi ao ar dias 20 e 23/07/2016. 


Ouça o programa no Soundcloud                      Como adquirir "Carreira Artística e Criativa"







Piá na FM Cultura divulgando o livro "Carreira Artística e Criativa"




Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" num bate-papo com o multiartista Piá, apresentador do programa Discoteca Brasileira, da FM Cultura 107.7, dia 20/07/2016.


Como adquirir "Carreira Artística e Criativa"










6ª edição do curso "Gestão de Carreiras Artísticas e Criativas" no 
Espaço 80 Coworking em Porto Alegre (RS).






Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" no programa 
Radar da TVE em Porto Alegre (RS)





Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" no SESC Rio Branco (AC)





Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" na Biblioteca Pública de Rio Branco (AC)








Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" em Rio Branco (AC) com a comunidade cultural. Andréia Coelho (foto) é atriz, diretora e produtora da Companhia de Teatro Trincheira, que circulou as "As Revoluções" por sete municípios acreanos em 2014









Divulgação do livro "Carreira Artística e Criativa" na Acre Criativo Incubadora








5ª edição do curso "Gestão de Carreiras Artísticas e Criativas" no 
Espaço 80 Coworking em Porto Alegre (RS)






Poesia



Lendo poesias de Mário Quintana no sarau Corujão da Poesia, no Mirante do Leblon,
no Rio de Janeiro. Foto: Vitor Vogel




Produção executiva de ações artísticas





Mike del Ferro na Escola de Música




Workshop "Harmonia, Improvisação e Processos de criação musical" com o pianista holandês Mike del Ferro, ação social e cultural promovida pelo Consulado do Reino dos Países Baixos, com a presença do Cônsul da Holanda, produção da Pinho Brasil Produção Cultural e Gestão do Conhecimento (Fábio Neves e Liane Varsano), apoio de produção e institucional da Escola de Música da Rocinha e do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare.




Músicos da Universidade de Greifswald interagindo com a comunidade



Produção do concerto do Coro e Orquestra de Câmara da Universidade de Greifswald (Alemanha) na Biblioteca Parque da Rocinha, Rio de Janeiro, março de 2016.


A Universidade de Greifswald é uma instituição de ensino superior alemã, localizada na cidade de Greifswald, na costa do Mar Báltico, no estado federal de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha, e foi fundada em 1456. É a quarta mais antiga universidade da Alemanha e uma das mais antigas da Europa.


Esta ação cultural foi uma parceria entre a ONG alemã Hoffnungsklänge, Escola de Música da Rocinha e da Biblioteca Parque da Rocinha.



Apoio a projetos






O Produtor Cultural Independente foi um dos apoiadores do 5° Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular no Vidigal 2016, organizado pelo contra-mestre Messias Freitas. Assista um trecho do encontro.






Cursos







Terceira turma do curso "Gestão de Carreiras Artísticas e Criativas" realizado no Rio de Janeiro em parceria com a Criativa Social, uma turma pautada pela diversidade, com pessoas começando e pessoas com experiência, como o músico Mário Rezende, que trabalha com "O canto do poeta", roda de samba do seu pai Paulinho Rezende, Hermenegildo Almeida Ferrari da Animart Produções (produção da Elza Soares) e Babi, empresária e esposa do músico e compositor Arlindo Cruz.




2015




Livro "Rio: um olhar viajante" (alusivo aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro)





Divulgação do livro - cartaz lançamento - 23 de novembro de 2015



Alexandre Barreto fez a coordenação administrativa e gestão de Leis de Incentivo do projeto "Rio: um olhar viajante", livro da fotógrafa Mirian Fichtner. 







Mirian Fichtner nasceu em Porto Alegre/RS, formou-se em jornalismo pela PUC/RS e trabalhou nos principais veículos de comunicação do Brasil, como os jornais Zero Hora, O Globo, O Dia, Jornal do Brasil e as revistas Isto É, Veja e Época. Nesta última foi editora de fotografia na sucursal do Rio de Janeiro de 2000 a 2005. É autora dos livros "Cavalo de Santo - Religiões afro-gaúchas (2011), "A vida que corre nos ônibus" (2011) e co-autora dos livros "Rio pela lente de seus fotógrafos" (1992), "Brasil 500 anos" (1999), "Fotografia no Brasil/ das origens ao contemporâneo" (2005) e "Torcedor/Fan" (2008).

Expôs suas fotos em importantes espaços nacionais e internacionais, como Museu da República (RJ), Centro Cultural Justiça Federal (RJ), Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), Santander Cultural (Porto Alegre/RS), Bienal de Fotoperiodismo (México), Galeria El Ojo Ajeno (Peru), Instituto Brasileiro-Equatoriano de Cultura (Equador) e Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Salvador/BA).




O livro "Rio: um olhar viajante" é uma radiografia poética e sensível da realidade carioca no ano em que o Rio comemorou seus 450 anos.




Divulgação do livro - Jornal O Globo, 01 de novembro de 2015





Divulgação do livro - Veja Rio / Histórias Cariocas, 18 de novembro de 2015




Orquestra de Câmara da Rocinha


Coordenou a implantação da área de Produção e Gestão Cultural da Escola de Música da Rocinhaonde também foi produtor executivo da Orquestra de Câmara.

















Cultura Afro-brasileira




Alabê Ôni no palco do Auditório Araújo Vianna



Trabalhou no espetáculo "Tarde da música afro-gaúcha" no projeto "Domingo no Parque" do Auditório Araújo Vianna, show idealizado por Richard Serraria, músico, compositor, produtor e pesquisador da cultura negra no Rio Grande do Sul. O espetáculo reuniu os grupos Alabê ÔniBataclã FC e vários artistas como Tonho CroccoAndréa CavalheiroAngelo PrimonMarcelo DelacroixRonald AugustoMário PirataPaulo Dionísio, Mini bateria dos Imperadores do Samba, Kaubi Tavares e Lilian Rocha.








Festival Villa Lobos



Atuou através da Escola de Música da Rocinha no apoio à produção de atividades da programação "Arte é Cidadania" do 53º Festival Villa Lobos.

O Festival foi criado por Arminda Villa-Lobos, a “Mindinha”, com o objetivo de manter viva a obra e a memória de Villa-Lobos e dos grandes criadores e intérpretes de nosso país.




Cartaz festival





Orquestra do Instituto Grupo Pão de Açúcar





Oficina "Contos de Câmara - histórias da vida e da obra de Câmara Cascudo" com Conceição Campos




Oficina "Sanfona nas Escolas" de Marcelo Caldi




Crianças de escolas públicas da Rocinha participando da oficina "Sanfona nas Escolas" de Marcelo Caldi




Concertos didáticos, cineclube e apresentações artísticas


Durante 2015 Alê atuou junto com a equipe da Escola de Música da Rocinha na produção executiva de concertos didáticos, cineclube e apresentações artísticas.





Quarteto a Priori - apresentação na Escola de Música da Rocinha em dezembro/2015
Pablo de Sá (violoncelo), Marco Catto (violino), Felipe Prazeres (violino) e Karolin Broosch (viola) 




Grupo de Música Antiga da UFF com alunos e equipe da Escola de Música da Rocinha




Malu Mader com alunos da Escola de Música da Rocinha no Cineclube que exibiu o documentário "Contratempo"



Músico e compositor Bena Lobo na semana de aniversário da Escola de Música da Rocinha




Grupo 5Pi no Centro Comunitário da Rua 2 da Rocinha na semana de aniversário da Escola de Música




Grupo Quintaventos e equipe da Escola de Música da Rocinha





Alunos e equipe da Escola de Música da Rocinha nos Concertos para Juventude da Orquestra Sinfônica Brasileira na Cidade das Artes




Intercâmbios transformadores





Alexandre recebeu muitas pessoas no Nós do Morro para intercâmbios transformadores, como o professor Edvan Brito e seus alunos da Dickinson College (EUA).



Economia colaborativa




Oficina na Associação de Moradores do Vidigal, Rio de Janeiro



Alexandre estimula a economia colaborativa no Vidigal, favela do Rio de Janeiro. Participou do planejamento das comemorações dos 75 anos do Vidigal. Ministrou em setembro de 2015 a oficina "Como uma ideia pode virar um projeto" para empreendedores sociais e criativos e apresentou experiências do Vidigal em seminário promovido pelo SEBRAE Goiás.




Apoia o guia de bairro "Vidigal 100 Segredos", ação local premiada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, idealizada e implementada por Andre Koeller e escritório de design Vidigalo, que conta com as parcerias da Associação de Moradores, Kusudama (Android Visual Development), Nega, Libélula Produções, Winfnet, Parceiros do Vidiga e Laboratório Jaqueira.




Divulgação do Vidigal 100 Segredos em novembro de 2015





Desenvolvimento territorial







Criou e gerencia no Facebook a página Amigos do Vidigal, com objetivo de promover maior visibilidade às iniciativas de pessoas, instituições, poder público, iniciativa privada, ONGs, organizações da sociedade civil, projetos e programas que contribuem para o desenvolvimento do território criativo do Vidigal.







Consultor Rio Criativo










Oficina "Gestão de Carreiras Criativas" na Incubadora Rio Criativo no Rio de Janeiro (novembro 2015)















Alê Barreto com Alê Youssef e participantes do seminário Geografia da Criatividade 
promovido pelo SEBRAE Goiás





Workshop "Assistente de Produção" em São Paulo (outubro 2015)





Turma do Workshop "Assistente de Produção" uma parceria com Raquel Duraes, ADESAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) e ONG Coração de Mãe da Zona Leste de São Paulo




Palestra e oficina sobre "Carreiras Artísticas e Criativas" na III Semana da Inovação
Economia Criativa e Digital do Estado do Acre, no Centro Universitário Uninorte, em outubro de 2015





Atividades criativas






Alexandre participa do Corujão da Poesia, ação cultural promovida pelo professor e produtor João do Corujão, onde aprende a ouvir, falar e fazer poesias e onde conhece novos autores.





Alê Barreto com a escritora Leila Oli no lançamento do livro "A Sereia do Rocha"





Lendo um trecho do texto "A Construção da Cidade como a Arte dos Encontros" de Gerardo Silva. Foto: Vitor Vogel







Alexandre com o compositor, criativo e provocador Tavinho Paes, autor de canções como "Totalmente demais" (interpretada por Caetano Veloso), "Rádio Blá" (interpretada por Lobão) , entre outras. Na foto os livros dele: "Tawhisky Guerra - biografia em 4 janelas" e "Os Momossexuais".







Recitando poesias na livraria Saraiva







Gestão de organizações e projetos socioculturais






Atuou na gerência de administração e projetos do Grupo Nós do Morro de 2008 a 2009 e de 2013 a 2015. Nós do Morro é uma associação sem fins lucrativos que oferece acesso à cultura na favela do Vidigal na cidade do Rio de Janeiro desde 1986 e que já formou inúmeros artistas que atuam em TV, novelas, séries e na música.





Alê Barreto junto com a Companhia Artística do Nós do Morro recebendo a 
companhia francesa do Théâtre de La Ville em 2015.





Nós do Morro trabalha com oficinas de teatro que dão oportunidades para novos talentos. Essa foto é do elenco de atores adolescentes do espetáculo "Romeu e Julieta" dirigido por Fátima Domingues









Alê Barreto recebendo a atriz e diretora de cinema Malu Mader e o músico e escritor Tony Bellotto (integrante da banda Titãs) no espetáculo "Domando a Megera" do Grupo Nós do Morro





O Nós do Morro possui um Núcleo de Audiovisual desde 1996. A série "Mais x Favela" no Canal Multishow é uma co-produção do Nós do Morro e LC Barreto





Luciano Vidigal, do Nós do Morro, é um dos diretores do documentário "Cidade de Deus 10 anos depois"






Muitos atores que estudaram no Nós do Morro trabalham em TV e Cinema. Thiago Martins, Mary Sheila, Marcelo Melo Jr. e Kizi Vaz são exemplos dissoVeja outros atores que também estudaram no Nós do Morro.




O ator Babu Santana que estudou no Nós do Morro dividiu com Tony Ramos o prêmio de melhor ator no 14º Festival de Cinema Brasileiro em 2015






O ator Diogo Sales que estudou no Nós do Morro faz parte do elenco da sexta temporada
 da série "Game of Thrones" do Canal HBO em 2016





2014




Seminário de Residências Artísticas da Funarte




Alê Barreto junto com Guti Fraga, na época presidente da FUNARTE.



Alexandre participou do I Seminário sobre Residências Artísticas organizado pela FUNARTE (Fundação Nacional das Artes). No evento foi lançado o "Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil", levantamento inédito sobre as iniciativas dessas experiências no país








Semana de Gestão e Políticas Culturais




Alexandre Barreto participou como palestrante da Semana de Gestão e Políticas Culturais de Belo Horizonte (MG), vigésima primeira edição desse curso livre, para o qual foram convidados professores e gestores culturais do Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre os convidados estavam Albino Rubim, José Marcio Barros, Bernardo da Mata Machado, Isaura Botelho, Ana Paula do Val e Humberto Cunha.




Cultura de Ponta


Alê Barreto junto com o mestre Guti Fraga, idealizador do Nós do Morro 
e com o professor Saul Eliahú Mizrabi, pesquisador do Instituto Nacional de
Tecnologia, no projeto "Cultura de Ponta" do AfroReggae (RJ) em 2014




Alexandre Barreto participou do projeto "Cultura de Ponta" no Grupo Cultural AfroReggae (RJ), junto aos mestres Guti Fraga, idealizador do Grupo Nós do Morro, Saul Eliahú Mizrabi, professor Doutor em Engenharia da Produção e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia, e também junto aos queridos Johayne Hildefonso, Tekko Rastafari e Bruna Camargos.






O projeto tem como objetivo promover o contato com diferentes referências artísticas e estimula o pensamento crítico sobre a importância das artes como ferramenta de transformação social.

Assista o vídeo do debate "consumo e sociedade" e baixe a publicação deste e de outros encontros do projeto.




Apresentação de artigo no Seminário Internacional de Políticas Culturais






Apresentou o artigo "A formação em administração, produção e gestão cultural como elemento facilitador do desenvolvimento da carreira artística" no V Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro) em parceria com o Observatório Itaú Cultural (São Paulo).



Apoio inicial na carreira das rappers Pearls Negras





Alexandre, como gestor do Grupo Nós do Morro, apoiou a organização da primeira etapa da carreira daPearls Negras, trio formado nas oficinas da rapper e produtora Jeckie Brown, ministradas na sede do grupo, na comunidade do Vidigal, Rio de Janeiro.

Escute o álbum Biggie Apple lançado pelo selo londrino Bolabo Records e conheça um pouco desta história no minidoc "Pearls Negras" de Kayhan Ozmen.

As Mcs evoluíram para ABRONCA, contratada pela Warner Music Brasil.




2012/2013 


Hangout Nação O Rappa





Em agosto de 2013 O Rappa estava para prestes a lançar o single "Auto-Reverse" e a pré-venda do álbum "Nunca tem fim...". Dentro das atividades de divulgação, planejaram um programa interativo: um encontro da banda com amigos que fizeram parte da trajetória da banda, numa viagem do tempo através das músicas que marcaram sua história, aberto ao público. O encontro rolou na Toca do Bandido, estúdio criado pelo produtor Tom Capone, que trabalhou com O Rappa em diversos projetos e foi transmitido ao vivo pelo canal d’O Rappa no YouTube (http://youtube.com/oficialorappa) e na página da banda no Google+ (http://bit.ly/1ck3X8O). Durante a transmissão, rolou um hangout, um bate-papo mediado pelo apresentador Edgar Picolli, entre Falcão, Lobato, Xandão, Lauro, Negralha e convidados. Participaram Sérgio Affonso, presidente da Warner Music Brasil, Speto, artista plástico que trabalhou com a banda, Constança Scofield, viúva de Tom Capone e Guti Fraga, idealizador e fundador do Grupo Nós do Morro. O meu trabalho foi fazer a produção executiva da participação do Guti no programa. Na época eu era gerente de administração e projetos do grupo.




Aula no Ministério da Cultura







Ministrou aula "Começar a fazer: caminhos e disputas no exercício da gestão e da produção cultural" no Programa de Capacitação em Projetos Culturais, em Brasília, em julho de 2012, ação formativa desenvolvida pelo Ministério da Cultura (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e Diretoria de Direitos Intelectuais da Secretaria de Políticas Culturais) (DDI/SPC), SESI e Itaú Cultural.


O Programa de Capacitação em Projetos Culturais teve como objetivo oferecer conteúdo prático e teórico para atuação na área cultural, envolvendo a compreensão das diversas dimensões que permeiam as atividades dos profissionais que atuam no setor, a fim de qualificar os participantes para planejar e gerir projetos e produtos culturais, além de obter financiamento. Veja a avaliação do encontro realizada pela Fundação Getúlio Vargas.




Projeto Solos Culturais na Favela da Rocinha







Em 2012 e 2013 atuou como articulador de projeto no Solos Culturais na comunidade da Rocinha.










Oficina de Projetos Culturais em Comunidades em Salvador, BA



Oficina de "Projetos Culturais em Comunidades" ministrada no III Encontro Nacional de Produção Cultural, UFBA, 2013.



Debate sobre a profissão do produtor cultural na Universidade Federal da Bahia



Participação na mesa "Campos de Atuação da Produção Cultural" juntamente com a produtora e gestora cultural Vadinha Moura e a empresária Cláudia Lima, diretora da empresa Janela do Mundo, no III Encontro Nacional de Produção Cultural, UFBA, 2013.



Formação para estímulo a cultura, arte e economia criativa no Acre
 





Curso "Gestão para Produção Cultural" na Fundação Elias Mansour em abril de 2013, Rio Branco, AC.

 



Artigo sobre carreira artística para revista científica da Unochapecó, SC





Artigo Elementos para se pensar uma carreira profissional artística e criativa” publicado na revista acadêmica Cadernos do CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), número 39, da Universidade Comunitária de Chapecó (SC) UNOCHAPECÓ, edição especial sobre os temas Economia Criativa e Economia da Cultura em dezembro de 2013.



Videoaula sobre eventos para o Coletivo Coca-Cola, RJ







Videoaula sobre organização e produção de shows e eventos produzida para o projeto Coletivo Coca-Cola (2013).






2011


Produção Executiva do Musical "Missa dos Quilombos", RJ






Em 2011, Ano Internacional dos Afrodescendentes, Alê Barreto foi produtor executivo do espetáculo "Missa dos Quilombos", encenado pela Companhia Ensaio Aberto, no Armazém da Utopia, Cais do Porto, Rio de Janeiro. 





A peça composta por Milton Nascimento, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldáligafoi montada pela primeira vez em 1982 no Recife. A representação contou com banda, coro, corpo de baile e padres e, no mesmo ano, chegou às lojas no formato LP. O espetáculo também foi encenado na praça da Catedral de San Tiago de Compostela, na Espanha, e na Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.






Desde os anos 2000, a montagem da Ensaio Aberto foi assistida por mais de 65 mil pessoas e aborda a exclusão social na sociedade moderna e mistura o rito católico com as expressões da cultura afrobrasileira. Direção geral de Luiz Fernando Lobo, direção musical de Túlio Mourão, direção de percussão de Robertinho Silva, cenários de Cláudio Moura e figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado.




2010


Produção do show de 30 anos de carreira de Nei Lisboa




Em 2010 produziu novamente com Maria Braga Produções e com Ana Lombardi o show "Vapor da Estação" comemorativo de 30 anos de carreira de Nei Lisboa , no Teatro Rival, Rio de Janeiro.



Projeto de Gestão para Produção Cultural em parceria com a Rede Acreana de Cultura




Consultoria em processo formativo que culminou com a realização de um festival 
na cidade histórica de Porto Acre (AC)





Missão cultural com artistas e produtores culturais do Acre em maio de 2010, Goiânia, GO.




Artigo "O Desafio da Formação da Rede" na revista "Cultura em Rede: a experiência da Rede Acreana de Cultura", 2010.



Entrevistas em Brasília


Entrevista para Rádio Câmara da Câmara dos Deputados sobre tributação das empresas de produção cultural, janeiro 2010.

Depoimento para o Quero Viver de Arte, movimento cultural pelo direito de se trabalhar com arte, realizado durante a realização de cursos na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (2010).




2008/2009




Produção de espetáculos teatrais em SP




Folha de São Paulo, 18/10/2008

Alexandre Barreto fez parte da equipe de produção executiva do espetáculo teatral "Machado a 3x4", encenada no projeto Antídoto do Itaú Cultural, em São Paulo, em outubro de 2008.




Produção de espetáculos teatrais no RJ



Os Dois Cavalheiros de Verona (da esquerda para direita): 
Aldino Brito, Renato Rocha, Thiago Martins e Sandro Mattos






No período de 2008 a 2009 Alexandre Barreto foi produtor executivo da montagem teatral de Os Dois Cavalheiros de Verona" encenada pelo Grupo Nós do Morro.




Projeto Nós do Morro 20 anos



Fez parte da equipe de produção executiva do livro e exposição "Nós do Morro 20 anos", que narra duas décadas da história do Grupo Nós do Morro, no Espaço Furnas, Rio de Janeiro, juntamente com Martha Avelar da EmCartaz Empreendimentos Culturais




Divulgação do projeto "Nós do Morro 20 anos"




Show de lançamento do CD "Cara" de Claudio Lins no RJ





Alexandre Barreto trabalhou na produção do show de lançamento do CD "Cara" de Cláudio Lins (artista da gravadora Biscoito Finoem parceria com Maria Braga.




Projeto do CD "Vila Brasil" de Richard Serraria RS





Elaborou junto com Richard Serraria o projeto do CD "Vila Brasil", primeiro trabalho solo do compositor em 2009 (conheça mais a obra dele no Spotify)









2003/2008


Blog, programa educativo e marca Produtor Independente




Alexandre Barreto é criador do blog “Produtor Cultural Independente”, cujo nome atual é Produtor Independente, ativo desde 2006, uma plataforma de compartilhamento do conhecimento com diversos textos citados e recomendados na Blogosfera Cultural do Programa de Gestão Cultural da Universidade de Barcelona, em publicações e na página de economia criativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), trabalhos de graduação, pós-graduação, jornais, revistas, sites e artigos na revista Fazer e Vender Cultura.

O blog tornou-se uma marca que deu origem também ao "Programa Produtor Cultural Independente", iniciado em 2012, uma ação de capacitação para pessoas interessadas em melhorar a qualidade de sua atuação em atividades de arte, comunicação, cultura e entretenimento. O programa já foi realizado nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Acre.




Fascículos "Aprenda a Organizar um Show"





Lançou o livro Aprenda a Organizar um Show em uma coleção de fascículos livres e gratuitos no blog Produtor Cultural Independente em 2006, depois no portal colaborativo Overmundo em 2007 com edição e revisão de Rodrigo DMart e ilustrações de Yara Baungarten e uma edição impressa pela Imagina Conteúdo Criativo em 2008.



Empresário e produtor executivo de artistas


Pata de Elefante







De 2007 a início de 2008 foi empresário e produtor executivo da banda Pata de Elefante.

Atuou com Gustavo Telles na produção executiva de "Um olho no fósforo, outro na fagulha", segundo álbum da Pata de Elefante, considerado pela revista Rolling Stone Brasil um dos melhores discos nacionais de 2008.




"Um olho no fósforo, outro na fagulha" é um lançamento da Gravadora Monstro Discos



Foi produtor proponente da banda no programa Rumos Itaú Cultural Música 2007-2009, que deu origem a participação em uma coletânea internacional em CD, DVD, shows e exibição na TV Brasil.


Pata de Elefante foi mencionada como integrante de uma geração de artistas considerada como responsável pela configuração da nova música brasileira. A seleção de artistas inclui nomes como Tulipa Ruiz, Pitty, Criolo, Gaby Amarantos, Vanguart, Cidadão Instigado, Cachorro Grande, Mombojó, BNegão, Emicida, Mallu, Sabotage, Céu, Bixiga 70, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, entre outros (site do Jornal O Globo, "A música brasileira do século 21", dezembro de 2013).



Gestão coletiva da banda Bataclã FC




De 2005 a 2007 Alexandre se tornou "Alê Barreto da Independência" e fundou com Richard Serraria, Marcelo da Redenção e Bódi Lambari do Belomé o Coletivo TARRAFA (Trabalhadores ARticulados em Redes Alternativas Fazendo Arte) responsável pela gestão, produção, comunicação e agenciamento da banda BATACLÃ FC.
 




Bataclã FC é um dos coletivos artísticos pioneiros no apoio a Cultura Livre no Brasil. Participou dos 2o Festival Criei Tive Como em 2007.





Trabalhou na finalização da produção executiva do álbum "Assim Falou Bataclan", bem como na divulgação e produção do show de lancamento (2006) no Bar Ocidente, em Porto Alegre, como integrante do Coletivo TARRAFA. Assista o clipe de Amigo Frank

"Assim Falou Bataclan" foi considerado pela crítica especializada um dos melhores discos do Rio Grande do Sul em 2006.

Escute as faixas







  
 


Bataclã FC apresentou o show "O canto dos filhos da terra", uma analogia entre o direito à terra e o direito à diversidade musical, na programação cultural da II lConferência Internacional Sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR), realizada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), junto com Alceu Valença, Casa de Farinha, Elza Soares, A Barca, Naná Vasconcelos, Ramiro Musotto e DJ Dolores e Aparelhagem.




Proponente do projeto aprovado que resultou na seleção da Bataclã FC para o VI Mercado Cultural, evento que reuniu mais de 1.500 artistas do circuito independente internacional e brasileiro, nas ruas e teatros da capital baiana, em dezembro de 2005.





A Bataclã FC integrou uma programação musical com nomes como Nação ZumbiMaciel Salú e o Terno do Terreiro, Afoxé Alafin Oyó , Chico César, Trio Manari, Hamilton de Holanda, A Volante do Sargento Bezerra e Neto Lobo e A Cacimba, Ramiro Musotto, naurÊa, Vitor Ramil, Beto VillaresLadston do Nascimento, Lado 2 Estéreo, 34 Puñaladas, Nathan Davis e All Star Jazz,, Adalberto Alvarez, Linsey Pollak, Lord Sassafras, Lucia Pullido e Fernando Tarrés, entre outros.



Produção executiva e agenciamento da banda Bleque
 









Alexandre foi produtor executivo e agente artístico da banda Bleque. Lançou em produção conjunta com a banda o CD "Balaio de Fé" em 2005. A banda foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre como "Banda Revelação".






Prestação de Serviços para Opus Promoções



Em 2005 Alexandre atuou como assistente de produção executiva na Opus Promoções, empresa que produz entretenimento e grandes espetáculos há quatro décadas (mais de 13 mil eventos), com sede em Porto Alegre, e que também é responsável pelo gerenciamento e operação de oito importantes casas de espetáculos pelo Brasil: Teatro Bradesco (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Feevale (Novo Hamburgo/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE).







Na Opus Promoções Alexandre teve oportunidade de atuar nos Encontros TIM (Paralamas do Sucesso, Dado Villa-Lobos, Marcelo D2, Helião e Negra Li), Recitais Zaffari (realizados na Feira do Livro de Porto Alegre), Concertos Comunitários Zaffari, shows internacionais (Placebo, Judas Priest, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse), Festival "Live n´ Louder" (The 69 Eyes, Rage, Destruction, Shaaman, Nightwish e Scorpions), shows nacionais (Ivete Sangalo, entre outros.



Produção executiva e shows com artistas no RS





Gravação do CD e DVD Kleiton e Kledir ao vivo (vencedores Prêmio TIM 2006 Melhor CD - Categoria Canção Popular)




 
Lançamento do CD e DVD "Acústico MTV Banda Gaúchas" (2005)






Equipe do lançamento do CD e DVD "Acústico MTV Banda Gaúchas" (2005)
























Shows do compositor e músico Antonio Villeroy (2004/2005)




Show com a banda Histórias do Rock Gaúcho
(Egisto Dal Santo, Júlio Reny, Frank Jorge e Cristiano Krause) (2004)





Show com Bebeto Alves (2004)



Show da turnê "Creme Dental Rock n´ Roll" com Acústicos e Valvulados (2004)




Show de lançamento do Cd "Uma pequena porção de vida" de Panta (2004)


  

Show de lançamento do álbum "Ideias Contemporâneas sobre o Amor" de Monica Tomasi (2004)



 
Show da turnê "A Ameaça Continua" em Canela/RS com Tequila Baby (2004)



Show de lançamento do Cd "Mosaico" de Angelo Primon (2004)





 Show do CD "Abracadabra" de Danni Calixto (2004)





 Show em homenagem a Lupicínio Rodrigues com Luciah Helena (2004)




Produção executiva e nos shows da turnê do CD "Na Batida" de Marisa Rotenberg (2003)




1993/2002





Da esquerda para direita: Giedri Pompermayer, Andrea Sesoko, Luciana Domagala e Alexandre, na época conhecido como "Barreto, o homem dos telefones"



Alexandre Barreto iniciou sua vida profissional como técnico atuando em projetos industriais, programas de qualidade, normas ISO 9000, layout industrial e análise de métodos e processos em empresas como Intecnial, Forjas Taurus, Iochpe Maxion, Sellenium, Termolar, Stemac, Grupo Eberle Mundial e Grupo Bettanin.

Acompanhando a evolução de seus estudos, após ter ingressado na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou transição de carreira do setor industrial para o setor de serviços, para atividades de gestão. Teve o privilégio de testemunhar a estruturação do mercado de telefonia brasileiro, após a privatizações em 1998, trabalhando a partir de 1999 na fase de implantação da operadora CLARO no RS. 

Trabalhou em planejamento, coordenação e gestão de serviços de suporte às operações da companhia (infraestrutura, contratos, serviços internos e terceirizados), análise de orçamento, análise de indicadores gerenciais, suporte à atividades de educação corporativa, implementação de programas de comunicação, eventos internos e coordenação de campanha de vendas.

Entenda mais sobre o negócio das telecomunicações no Brasil

Nenhum comentário: